Você sabia que existem diferentes sistemas elétricos na sua cidade?
Assista o nosso vídeo explicativo clicando aqui ou leia o conteúdo abaixo.
Há três sistemas elétricos que você pode possuir em seu estabelecimento:
Monofásico, Bifásico e Trifásico.
Mas qual é a diferença entre eles?
Quando o sistema elétrico de sua casa é monofásico, a ligação entre ele e a linha da concessionária de energia elétrica é feita com apenas com dois fios. Mas como assim dois fios se o nome em si possui “mono” que significa “apenas um”? Um fio se encarrega de levar energia da rede elétrica da sua cidade para a sua casa, e a voltagem dele é de 127 V – popularmente conhecido como 110 V. O outro fio se chama neutro, e como ele não possui tensão, a sua principal função é a de fechar o circuito. Portanto, a energia vinda da rede elétrica entra na sua casa através do fio fase, passa pelo aparelhos que estão conectados na tomada, e retornam para a rede através do fio neutro.
Já quando o sistema elétrico da sua casa é bifásico, a ligação entre ele e a linha da concessionária de energia elétrica é feita com três fios. Este termo “bi” se refere aos dois fios fase que possuem tensão, diferentemente do fio neutro. Cada um dos fios fase possuem uma tensão de 127 V, e o fio neutro que também se encarrega de fechar o circuito da corrente elétrica. Mas por que sistemas bifásicos podem ter tomadas de 220V sendo que cada fio possui uma tensão de 127 V? Quando uma tomada é construída como Fase Fase, ou seja, ligada nos dois fios fase que possuem tensão, a voltagem resultante da sua tomada será de 220V. Por outro lado, se a sua tomada for conectada como Fase Neutro (ligada a um fio fase e ao fio neutro), sua tomada terá uma voltagem resultante de 110 V, já que a fase neutro não possui tensão.
Vamos prosseguir para o nosso terceiro e último sistema elétrico para entender como funciona o modo trifásico. Seguindo os padrões dos outros sistemas, o termo “tri” se refere aos três fios fase, que também possuem uma tensão de 127 V cada. Juntamente com esses três fios, o sistema trifásico também possui o fio neutro, totalizando quatro fios que conectam a rede elétrica ao seu estabelecimento. Sistemas trifásicos são comumente usados em indústrias e estabelecimento que precisam de um volume maior de energia por conta de grandes máquinas e motores que são utilizados pelos mesmos. Lembrando que a tensão dos fios varia de região para região, e todos os sistemas explicados se referem à região oeste do Paraná, onde a nossa empresa se localiza.
Gostou do nosso vídeo explicativo? Tem mais dúvidas sobre energia elétrica e projetos fotovoltaicos? Então mande a sua pergunta pra nós e nos siga em nossas redes sociais:
FACEBOOK e
INSTAGRAM para saber mais. Até a próxima!