O crescimento do mercado fotovoltaico
Por:
Vanessa M. Benke em
14/07/2020 |
Painel Solar
Energia
Gestão
Tecnologia
Energia fotovoltaica esta em alta no Brasil e você sabe como esse mercado vem evoluindo desde sua fase embrionária em 2012?
Os registros de 2012 são irrelevantes, é em 2017 que a potência de projetos fotovoltaicos de geração distribuída e geração centralizada começam a ficar mais notórios. Mas qual a diferença entre essas duas gerações? Geração distribuída é composta por sistemas fotovoltaicos que atendem especificadamente uma ou mais unidades consumidoras e tem por característica a geração próxima ao local de consumo. Por outro lado, geração centralizada são usinas que atendem milhares de consumidores e encontram-se mais afastadas. Em 2017 dos 1.159 MW de potência instalada no Brasil, apenas 17% era geração distribuída. Quando olhamos para o gráfico de 2020, percebemos um aumento de 500% de potência instalada e a geração distribuída já representa 50% de toda geração de energia solar do país. Esse cenário proporcionou emprego para mais de 130 mil brasileiros entre 2012 e 2019.
De acordo com os dados mostrados na imagem, Minas Gerais é o estado que lidera o ranking de potência de geração distribuída instalada no Brasil, dominando 20% do cenário brasileiro. O estado do Paraná é o 4º no ranking e um dos únicos – juntamente com Santa Catarina – que ainda NÃO possui a isenção de ICMS para a energia solar. Ou seja, mesmo sem incentivos fiscais a população paranaense vem apresentando uma ótima aderência à essa “nova” tecnologia e o crescimento tende ser crescente.